Meu animalzinho de estimação sumiu, e agora?

/
0 Comments
Antifugas
 Para evitar passar pelo desespero de procurar um cão perdido, capriche na prevenção. Use identificadores, principalmente ao sair de casa. Nunca deixe seu cão sozinho usando enforcadores. Prefira os modelos de nylon, que secam rapidamente, e retire a coleira ao menos uma vez por semana por algumas horas, para evitar problemas de pele com o uso contínuo. Escreva seus telefones e “Recompensa, ligue a cobrar” diretamente na coleira e use mais de uma medalha identificadora, por segurança. Se o pet for microchipado, escreva no identificador “Sou chipado”. Castre seu peludo, já que um dos maiores motivos de fuga é o acasalamento. Caminhe bastante com ele, pois conhecer os arredores ajuda o cachorro a saber voltar para casa.
Microchip nele!
Um microchip é uma forma de tecnologia de identificação automática menor que um grão de arroz. Uma vez implantado sob a pele – por meio de uma injeção indolor - não pode ser localizado nem retirado e quando o aparelho de leitura é passado junto ao corpo do animal, fornece a ele seu número. Cada registro de microchip traz informações sobre o peludo e seu responsável, que ficam armazenados em um banco de dados que pode ser acessado pela internet. Se você encontrou um peludo, leve-o imediatamente a uma clínica veterinária que possua leitora de microchips ou à Diretoria de Bem-Estar Animal de Florianópolis.   
Cuidados
Ao escolher pet shops e hospedagens, certifique-se de que o local tem várias maneiras de prevenir fugas, como portões e cercas internos. Jamais entregue seu cachorro para ser adestrado sem você estar presente nas aulas e muito menos em regime de “internato”. Mantenha fotos atualizadas para o caso de precisar fazer cartazes de “Procura-se”. Converse com seu veterinário sobre a possibilidade de tatuar o animal com o número do microchip em um lugar visível, como a barriga, o que também impedirá que seja roubado para ser vendido.
Ele fugiu...
Faça imediatamente um cartaz com foto e informações pontuais (data, bairro e cidade da fuga, características únicas, telefones para contato com DDD e a informação “ligue a cobrar”, nome do animal e oferta de recompensa). Imprima vários cartazes e deixe-os em todas as clínicas, pet shops e agropecuárias do bairro onde ele sumiu e também nos bairros vizinhos. Cães percorrem vários quilômetros em pouco tempo. Exponha o anúncio em locais de grande circulação, como padarias, mercados, farmácias, salões de beleza, postos de gasolina etc.
Procure muito
Você pode entregar ou expor o cartaz em escolas da região, pois crianças podem ajudar muito. Faça contato com a Diretoria de Bem-Estar Animal e deixe um cartaz lá também. Envie o cartaz por e-mail para protetoras, ONGs e sites que ajudam a divulgar animais perdidos. Telefone para programas de rádio e TV e publique anúncios do desaparecimento nos principais jornais. Peça ajuda! Conte para todo mundo sobre o seu drama e tenha sempre um cartaz em mãos e use as redes sociais da internet para espalhar a notícia. As mesmas medidas servem para o caso de você ter um animal.


You may also like

Nenhum comentário:

Comente! Sua opinião é muito importante para nós!

Tecnologia do Blogger.