Como adaptar um novo gatinho à casa

/
0 Comments
Queridos amigos(as), é com enorme prazer que lhes escrevo algumas dicas básicas e eficientes de como adaptar um novo membro miau em casas onde já existe outro gato.
foto: giane portal / fofurasfelinas

É a 2° dúvida mais frequente que respondo na ONG onde atuo: www.adoteumgatinho.org.br.

Muitas pessoas me escrevem querendo saber como adaptar um novo gatinho à casa. Essa adaptação nos primeiros dias, influi de maneira permanente no comportamento e na dinâmica do ambiente como um todo.

Precisamos agir pra que continuemos vivendo tranquilamente. Tanto nossos gatos como nós, humanos de estimação.

1° - Escolha o novo gatinho pelo temperamento que lhe agrada e que não destoe da sua casa (por exemplo: mais brincalhão, menos ativo, mais calmo, mais agitado)... O “casaquinho” do gatinho é o que menos importa.

2° - Deixe o novo morador num cômodo separado com água, ração de boa qualidade, brinquedos, e cobertinhas usadas pelo gatinho já residente da casa. Isso ajuda no reconhecimento dos cheiros. Quando forem se encontrar, o cheiro “estranho” do novo morador já vai estar amenizado. Isso estressa muito menos o gatinho antigo.

3° - Passado uns dias, coloque o novo gatinho na caixa de transporte, de modo que ele fique seguro e deixe-o perto do gatinho residente. Presenteie o gatinho antigo com petiscos, carinho, algo que lhe seja prazeroso.  Ele associará o novo morador à coisas boas.

4° - Sempre tenha lugares altos pros gatinhos observarem as novidades (arranhadores, aparadores perto de janelas teladas, etc). Eles adoram observar tudo do alto e isto lhes dá uma impressão de segurança, o que ajuda muito.
Na ausência do gatinho residente da casa, agrade bastante o novo gatinho.

foto: giane portal / fofurasfelinas

Se estas dicas não resolverem, muita gente recorre à florais de Bach na água de beber.

Já encontramos em bons pet shops as formulações prontas. Basta seguir a bula.

Outra dica muito usada, é o ferormônio sintético Feliway de tomada ou spray. Ele ajuda nessa fase de adaptação, stress, mudanças, idas ao vet, etc. Vem sido usado com muito sucesso há anos no exterior e já temos aqui no Brasil disponível pra compra.

Aqui em casa e, para muitos que dei a dica, funcionou muito bem.

No mais, é ter calma, paciência e muito amor, porque gatos são, por excelência, caçadores solitários, não vivem em matilhas como os cães e são diferentes na hora da adaptação de um novo membro no grupo.


Tem alguma dúvida? Fale conosco!


Fonte: Tudo Gato



You may also like

Nenhum comentário:

Comente! Sua opinião é muito importante para nós!

Tecnologia do Blogger.